A rede mundial de computadores está repleta de informações que nos podem ser muito úteis, de livros completos para download até as últimas teses e discertações dos melhores cursos do país e do exterior. Mas é preciso saber "pescar" com essa rede para que tenhamos alguma sorte nas pesquisas. Como ferramenta básica de pesquisa eu sugiro o, acho que já conhecido e utilizado por todos, Google. Todo mundo já sabe que é só digitar o que se quer no campo de pesquisa e uma grande lista com páginas relacionadas vai aparecer. Mas existem alguns macetes para que o retorno das pesquisas apresentem resultados mais relevantes.
Por exemplo, se procurarmos por concreto armado teremos como resultado uma lista aproximada com 1.180.000 páginas, isso se deixarmos marcada a opção "Pesquisar: a web", logo abaixo do campo de pesquisa. Mas, se digitarmos "concreto armado", assim mesmo, com as aspas, nossa universo se reduz para 424.000 páginas. Isso acontece porque, no primeiro caso, o Google relaciona todas as páginas que contém as duas palavras, concreto e armado, independentemente de estarem juntas e um após a outra, como digitamos. Já na segunda opção ele cadastra apenas as páginas com o resultado específico da expressão que procuramos, concreto armado. Se optarmos por escolher a opção logo abaixo do campo de pesquisa como "Pesquisar: páginas do Brasil", nossa lista reduz-se para 269.000 páginas listadas.
Para tornar a pesquisa ainda mais refinada pode-se utilizar a "Pesquisa avançada", logo ao lado do botão Pesquisar. A pesquisa avançada oferece, além do refinamento de busca por um grupo de palavras com a expressão (o mesmo caso de utilizar as aspas), com todas as palavras (sem usar as aspas), qualquer uma das palavras ou sem as palavras, pode-se escolher em que idioma se deseja pesquisar (no caso de português a página inicial possui a opção "Pesquisar: páginas em português"), qual o formato de arquivo que se deseja pesquisar (.PDF, .PS, .DOC, .XLS, .PPT ou .RTF), páginas atualizadas entre 3 meses e 1 ano, entre outras opções. No caso de nossa pesquisa avançada por "concreto armado" com textos PDF em português atualziados nos últimos 3 meses com a ocorrência da expressão apenas no título da página, filtramos nossas opções de pesquisa para apenas 100 endereços relevantes. Outras opções podem ser encontradas Central de Ajuda do Google. Outra fonte interessante para pesquisas é o Google Acadêmico, um serviço especial do Google que executa a pesquisa em bases de dados científicas de instituições de ensino, cuja relevância de resultados se baseia no número de referências que aquele texto possuí nos outros textos pesquisados, isto é, quanto mais um texto é citado em outro texto, mais acima ele aparece na lista de resultatos. Para uma abordagem mais científica, o que normalmente é o caso de pesquisas sobre assuntos relacionados à Engenharia, é uma ferramenta extraordinária.
Só para encerrar deixo aqui dois links, um do Sinduscon-SP e outro do projeto Habitare que disponibilizam em sua biblioteca alguns livros completos para download sobre assuntos muito interessantes para nossa área como: Manual Madeira: Uso Sustentável na Construção Civil e Manual de Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos da Construção Civil (Sinduscon-SP) ou Inovação, Gestão da Qualidade & Produtividade e Disseminação do Conhecimento na Construção Habitacional (Habitare), entre vários outros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário