31 janeiro 2007

Centenas de fotos e não encontro a que eu quero

Com a universalização das máquinas fotográficas digitais e o fato das fotos registradas terem um custo quase nulo não estamos mais limitados ao antigo filme de 36 poses, se tem espaço no cartão de memória, com pouco tempo ele estará cheio. Se você é como eu deve ter uma pilha de fotos de sua família, de suas obras, de suas viagens, arquivadas em seu computador e, com o passar do tempo, ou não consegue mais achar aquela foto específica ou não se lembra mais detalhes das fotos que bateu. Uma maneira simples de solucionar isso e se organizar definitivamente é utilizar um catalogador de fotos.



Minha sugestão mais uma vez vem da família de programas do Google, o Picasa é um catalogador de fotos gratuito, simples de usar e que pode dar um jeito na bagunça das imagens armazenadas em nossos computadores. Ele trabalha com o conceito de Álbuns ou Coleções de fotos. Durante a instalação o programa solicita que sejam marcados os diretórios em seu computador onde ele pesquisará sobre as fotos armazenadas. Lhe será perguntado se tais diretórios devem ser revisados apenas da primeira vez ou sempre que o programa for aberto. Se você costuma tirar muitas fotos e sempre arquiva nos mesmos diretórios é recomendado que mantenha a pesquisa dessas pastas constante, isto é, deixe marcada a opção de pesquisar sempre que o programa for iniciado. Após instalado ele fará uma varredura em seu disco rígido, dos diretórios previamente marcados ou de todo o disco (dependendo da sua escolha) e apresentará todo as fotos de seu computador em sua tela.
Com todas as fotos na sua frente seu trabalho de organização pode ter início. Já de início dois álbuns são criados: "Fotos estreladas" e "Protetor de tela". Tais álbuns não podem ser apagados são usados caso alguma foto seja marcada com uma estrela, para rápida identificação futura ou marcada como sendo uma das fotos usada como protetor de tela. Crie os álbuns necessários à partir do menu "Arquivo -> Novo álbum..." ou digite Ctrl+N. Feito isso simplesmente selecione cada foto, ou conjuntos de fotos mantendo pressionada a tecla Shift, clique com o botão direito do mouse em "Adicionar ao álbum" e escolha o álbum correspondente aquele grupo de fotos específico. A grande sacada do programa é você poder adicionar uma mesma foto à diversos álbuns, sem duplicá-la em seu disco rígido. Por exemplo você pode criar álbuns para fotos identificados por obra e criar álbuns para etapas específicas de obra como "Estrutura", "Alvenaria", "Fachada", e relacionar as fotos dos álbuns das obras à essas etapas, tornando a organização mais rica e a pesquisa futura mais simples.
Normalmente as máquinas fotográficas digitais rotulam as fotos tiradas com nomes como IMG_2296.JPG, PIC-220107.JPG ou outra série de dígitos e letras que se tornam ininteligíveis com o passar do tempo. Para que você não se afogue nesse mar de siglas existe um recurso no Picasa onde se coloca uma legenda na foto para que no futuro você possa saber do que se trata. Apenas clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse para entrar no modo de edição e comece a digitar a legenda, que será colocada logo abaixo da foto. Essa legenda será incorporada definitivamente ao código EXIF da foto, que são informações sobre a foto como tipo de câmera, resolução data da foto, entre outras, gravadas numa camada do arquivo que nunca será apagada. Para verificar as informações EXIF de sua foto clique como o botão direito do mouse e escolha "Propriedades" no final do menu flutuante. Algumas outras opções do modo de edição, além da colocação de legendas, são o corte, redução de olhos vermelhos e correção de brilho das fotos. Após executar quaisquer dessas alterações clique duas vezes sobre a foto para sair do modo de edição retornando para o álbum. Aparecerá sobre o álbum um botão com a opção "Salvar alterações" seguido do número de fotos alteradas, clique nesse botão para que suas alterações sejam definitivamente salvas.
Uma ótima opção para divulgação de fotos para a família, os amigos ou quaisquer outras pessoas que você queira é a utilização do "Álbum da Web" com ele você pode criar uma conta na Internet com 250Mb de espaço inicial para compartilhamento de fotos, podendo criar a mesma estrutura de divisão por álbuns usada em seu computador.
Isso é o básico, experimente e explore os outros recursos desse programa que vai dar uma grande ajuda na organização de nossos acervos digitais.

Nenhum comentário: