25 janeiro 2007

Não se preocupe mais em atualizar seu AutoCAD

Quantas vezes estava eu tranqüilo no computador, verificando projetos, e me deparei com aquele bendito arquivo com extensão DWG, mas feito com uma versão desconhecida que não abre em meu velho (e extremamente rápido) AutoCAD R14, entregue pelo arquiteto fashion que sempre tem que usar a última versão do AutoCAD (mesmo desconhecendo, como eu, a maioria das funçõas agregadas nas novas versões). O que faço? Simples continuo utilizando meu fiel R14 mas não tento mais abrir o projeto pelo menu Arquivo e sim pelo DWGgateway.



DWGgateway instalado no AutoCAD R14, abrindo um projeto criado na versão 2004


O DWGgateway é um plug-in gratuito para qualquer versão do AutoCAD que permite, depois de instalado e ativado, abrir ou salvar arquivos desde a versão R2.5 até a novíssima 2007. Além disso é possível também criar documentos padrão Adobe PDF diretamente do AutoCAD.



Documento PDF criado à partir do AutoCAD R14


Infelizmente essa última opção só está disponível para utilização à partir da versão 2000 do AutoCAD, fora isso já abrí vários desenhos das versões 2000, 2004 e 2007 no meu AutoCAD 14 para edição sem nenhum problema.
Já ia esquecendo, a propriedade de gerar arquivos PDF abre grandes possibilidades de distribuição de desenhos nesse formato (sem poder editá-los, é claro), inclusive para dispositivos portáteis. Já pensou, guardar em seu Palm todos aqueles projetos que são consultados constantemente? Mas isso é assunto para outra conversa.



Mesmo documento PDF visualizado na tela de um Palm Zire 72S

Volto a destacar que esse é um programa gratuito e deve fazer parte da "caixa de ferramentas" de todos que trabalham com projetos. Siga esse link e baixe o programa para testar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Beleza Waldemar! Muito bacana esse programa, especialmente no que trata de converter dwg para pdf. vou baixar agora mesmo.

Anônimo disse...

Eu não conhecia! Gostei da possibilidade de colocar os projetos no palm. Vou ver agora se consigo instalá-lo.