E esse tal de garfo para palete? E olhe que não é o único garfo que se encontra em uma obra. Existe também o garfo para escoramento das formas de vigas, além daquele usado nas refeições. Em se tratando de gastronomia, obra também é um prato cheio.
Da farofa ao cuscuz como pratos principais, passando à sobremesa com cocada e pirulito, tudo isso podendo ser servido em uma bela bandeja. Mas a farofa e o cuscuz são feitos de areia, cimento e brita, com menos água para a base e um pouco mais molhado e resistente para o corpo... das sapatas é claro. Mas não concrete a sapata sem colocar a armadura do pilar deixando sempre o espaço certo para a forma com a cocada, que de coco não tem nada. E o pirulito, além de adoçar a boca da criançada segura toda a carga dos muros vizinhos. E nossa bandeja não serve comida ou bebida mas também não deixa que qualquer material que cai do alto da obra chegue ao chão, onde poderia causar graves acidentes.
Penso que outra fonte para tanta criatividade venha a ser a origem dos operários. Muitos migram do interior trazendo com eles a saudade da fazenda e, tentando criar um ambiente mais familiar, acabam associando os nomes comuns que usavam. O curral da construção não confina o gado mas cerca toda fundação garantindo sua marcação precisa pelo peão, que não toca a boiada mas sim a obra.
Além dessas, muitas outras palavras curiosas permeiam a rotina das obras, seja o sargento que não tem patente mas nunca deixa o pilar abrir ou a catarina que deve ter sido a amada de algum guincheiro, batizando com seu nome a viga que sustenta seu equipamento de trabalho, a gaiola. Ou o cabelo, ferro que ajuda a amarrar a alvenaria, espalhado por todo o corpo do pilar, exceto o pescoço, sempre dando uma mão-de-força para a parede não cair.
Mas a peãozada não leva a vida na flauta da escora e só descansa no final da semana depois de muito marretar com a sexta-feira.

Mas a peãozada não leva a vida na flauta da escora e só descansa no final da semana depois de muito marretar com a sexta-feira.
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