06 fevereiro 2007

Mapeie suas idéias

A forma mais eficiente de organizar pensamentos e tornar as idéias mais claras é partindo do todo para as partes, criando associações e interações entre estas. Tenho certeza de que todos já fizeram isso, mesmo que inconscientemente. Uma das formas conscientes de se fazer isso, a qual também sei que todos já experimentaram, é criar um esquema, partindo da idéia principal e, à partir daí, começar a abrir chaves "{", assim destrinchando suas partes, até o nível de detalhe desejado. Isso é uma forma de diagrama, conhecida como mapa mental.
Esses mapas mentais são ótimos para fixar uma idéia, procedimento ou seqüências de um processo. Podem ser usados apenas para estudo, ilustração em um treinamento ou apresentação.
Normalmente fazemos tudo isso à mão ou, quando exigido um maior requinte de apresentação, perdemos um precioso tempo tentando fazer com que o processador de textos coopere, tentando desenhar o diagrama no computador. Mas existe um programa, de código aberto e livre distribuição, que torna essa tarefa infinitamente mais simples e, posso dizer, até mesmo divertida. Chama-se FreeMind e é específico para a criação e desenvolvimento de mapas mentais. Abaixo apresento um exemplo criado com o programa, ilustrando um procedimento de execução de revestimento de fachada (clique na imagem para ampliar).

Pode-se criar diagramas com qualquer quanatidade de ramos e nós filhos, à partir do nó raiz (o ponto central do diagrama). Podem ser definidas cores para cada ramo ou nó individual e destacar pontos mais relevantes com um efeito de nuvem. Também podem ser acrescentados pequenos ícones em cada nó (em número limitado pelo programa) ou, no lugar do texto, utilizar um figura ou ligação para um arquivo do computador ou mesmo outro mapa mental. Ligações gráficas (setas ligando um nó ao outro) entre quaisquer grupos de nós podem ser feitas, destacando a associação entre eles. Nós individuais podem ser deslocados para um posicionamento mais adequado, de acordo com a necessidade. Os diagramas podem ser exportados para vários formatos, inclusive PDF.
Enfim, as possibilidades de formatação e uso (representação gráfica de procedimentos, ilustrações para treinamentos, planejamento estratégico) são infinitas. Para não reinventar a roda, nessa página encontra-se um tutorial mais elaborado, escrito por Antônio passos, o qual pode ser de mais valia para o uso do programa. Caso não utilize o sistema operacional Linux, apenas ignore os itens referentes ao download e instalação do programa.
Baixem e testem. Pensem nas possibilidades de uso e explorem as capacidades do programa.
Obs.: Para instalação do programa é necessário que já esteja instalada em sua máquina a Máquina Virtual Java (JVM), disponível aqui para download.

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente ferramenta! Utilizado, inclusive, para resumo de livros, estudos etc. Uma idéia tão simples e tão 'engenhosa' não??