07 fevereiro 2007

Carregue seus documentos PDF no bolso

O formado Adobe PDF para distribuição de documentos torna-se, à cada dia, mais difundido em todas as áreas de conhecimento, transformando-se hoje, praticamente, um padrão. É facil encontrar manuais, textos técnicos, tabelas e inúmeros outros documentos nesse formato. Ele é tão amplamente utilizado pois o criador do documento tem a (quase)certeza de que sua mensagem será apreciada por todos, com a formatação original, independentemente da plataforma (software + hardware) utilizada para leitura de seu material, pois o leitor desse tipo de arquivos, o Adobe Reader, é disponibilizado para um número cada vez maior de sistemas, inclusive o Palm OS.
E é exatamente no Adobe Reader para Palm OS que "a porca torce o rabo". Eu disse que o criador do arquivo tem a quase certeza de que todos terão a versão original do documento em suas máquinas, independente da plataforma, porque, para o Palm OS, a Adobe criou um leitor de documentos onde é necessária uma conversão, a qual preserva o texto em detrimento das ilustrações, tabelas e gráficos presentes no documento, prejudicando a formatação deste. Tanto é que, até pouco tempo atrás, utilizar documentos PDF no Palm era um suplício.
Mas hoje existe um leitor de documentos PDF para Palm OS, gratuito, que tanto pode ler apenas o texto de um documento, através da instalação de um pequeno programa acessório (útil para documentos com grande quantidade de textos), quanto apresentar todo o documento com sua formatação original na tela do Palm. Além disso, basta que o arquivo PDF original seja copiado para o cartão de memória do Palm, sem conversão, para que possa ser utilziado. Esse programa chama-se PalmPDF.
Para utilizá-lo, baixe-o à partir daqui, descompacte-o em uma pasta no computador e instale o arquivo PalmPDF.prc no Palm. Ao executar o PalmPDF pela primeira vez é recomendável que se utilize a opção de instalar parte do programa no cartão, para isso utilize o menu Options -> To card e em seguida escolha continue. Assim você economizará preciosos 1,2Mb da memória interna de seu Palm.



Se você não tem nenhum documento PDF disponível no memento experimente baixar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e copiar para o cartão do Palm. Abra o PalmPDF e escolha o diretório em que foi copiado. Selecione o arquivo, clique em show e veja que o mesmo é aberto com sua formatação original embora, como é formado apenas por texto, só seja legível à partir de um zoom de 125%.



Para contornar isso você pode usar um programa leitor de e-books como o CSpotRun e instalá-lo no Palm. No próprio PalmPDF, no menu Options -> General é possível escolhê-lo como leitor de texto puro na opção PDoc. Feito isso, mais uma vez selecione a CLT mas dessa vez siga o menu Files -> PalmDoc, clique em Use e aguarde enquanto o programa extrai o texto do documento e veja que o PalmPDF chama o CSpotRun (que está em português) com o texto completo da CLT, desta vez adaptado à tela do Palm.





Caso queira visualizar esse documento novamente, apenas na forma de texto, não é necessário refazer todo esse processo e aguardar a extração do texto novamente (que nesse caso trata-se de 174 páginas e leva quase 3 minutos). Apetas procure o ícone do CSpotRun no Palm e, no canto inferior direito, selecione Doc e verá a lista de documentos cujo texto já tenha sido extraído, selecione o que deseja e a abertura é automárica. Para movimentar o texto no CSpotRun clique na parte inferior da tela (em qualquer ponto) para avançar e na parte superior para retroceder.



Outro exemplo pode ser a visualização de algum catálogo ou detalhes construtivo, como esse exemplo de Sistema de Porta Pronta. Após copiar o documento para um diretório no Palm e antes de abrí-lo no PalmPDF é recomendado que no menu Options -> General, seja definida a opção Mode como Gray (escala de cinza) para a apresentação, pois esse documento é formado basicamente por ilustrações o que o torna pesado. Quanto mais complexo o documento a tendência do PalmPDF é ir reduzindo as tonalidades deste, de Color, passando para Gray até B/W (preto e branco) se mesmo nessa última opção o documento não possa ser aberto será dada uma mensagem de erro.



Essa recomendação também é válida no caso de conversão de documentos CAD, como já citado nesse exemplo. Além disso, nesse caso, recomenda-se que só seja convertido para visualização no Palm apenas as informações essenciais do desenho, deixando-se de lado itens supérfluos como bordas de página (A3, A2...) selos e demais itens que não agregem informação, tanto para que o documento fique mais leve quanto para deixá-lo proporcionalmente menor em tamanho físico já que o zoom do programa é limitado a 200%. Também é recomendado que se aguarde a completa abertura do documento para que esse possa ser explorado. Isso acontece quando o alerta WAIT, em vermelho no canto inferior direito da tala, desaparece.
Essa ferramenta deve ser considerada essencial para quem usa um Palm diariamente no trabalho, permitindo acesso a um vasto acervo de documentos, sem a necessidade de conversões (exceto para arquivos CAD).
E, como última dica, para você criar em seu computador documentos PDF sem a necessidade de ter a versão completa (e caríssima) do Adobe Acrobat, utilize o programa PrimoPDF (também gratuito como o PalmPDF e o CSpotRun). Após instalado ele cria uma impressora virtual em computador permitindo que qualquer programa que tenha a capacidade de impressão gere um documento PDF. Basta selecioná-lo como impressora no momento da impressão.

Nenhum comentário: