01 junho 2008

Inserindo imagens CAD em documentos

Normalmente é uma dor de cabeça tentar colocar desenhos técnicos em documentos, sejam textos, planilhas ou apresentações. Isso porque tais imagens são, via de regra, desenhos vetoriais de precisão e os editores que normalmente utilizamos para gerar documentos, seja o MS Word, Excel, ou o OpenOffice não se dão muito bem com eles de maneira direta, isto é, não há uma forma de importar tais desenhos diretamente no documento. Mas isso não significa que não possa ser feito. Vamos, nesse exemplo, tentar inserir um desenho do AutoCad2007, a Figura 1, em um texto do MS Word 2003. Logo se verifica que no menu Inserir->Imagem->Do arquivo... no Word não existe o formato padrão do AutoCAD, o DWG, nem mesmo o formato intercambiável DXF. Uma alternativa seria, no AutoCAD, abrir o arquivo desejado e no menu File->Export... (peço perdão, mas estou utilizando o AutoCad em inglês) selecionar o tipo de arquivo WMF, que é compatível com o Word. Ao escolher essa opção o AutoCAD solicita que você selecione, no desenho, o que quer exportar. Como o tamanho da prancha é muito maior do que a área disponível no Word, decidi selecionar apenas apenas a primeira planta baixa, da esquerda para direita.
Figura 1 - Desenho que será inserido no Word

Mas, como se vê na Figura 2, ao importar o desenho no Word o resultado não é satisfatório. Perceba que o tamanho total da imagem (destacado pelo retângulo preto) é equivalente ao tamanho da área de trabalho do AutoCAD. Isso torna o redimensionamento e locação do desenho no texto muito difíceis.
Figura 2 - Desenho importado no Word com o padrão WMF

Efeito similar ocorre se, no AutoCAD, você selecionar a área do desenho que quer exportar e escolher no menu Edit->Copy (comando copyclip). Para colar a seleção no Word escolha menu Edit->Colar especial...-> Imagem (Metarquivo do Windows), como na Figura 3. Da mesma forma a imagem inserida matém as proporções da área de Trabalho do AutoCAD.

Figura 3 - Colar especial no Word -> Imagem (Metarquivo do Windows)

Para evitar essa diferença na transcrição entre os programas, devemos utilizar uma tática diferente. No AutoCAD eu estava trabalhando na aba de modelo (ModelSpace), agora vou selecionar o desnho na aba de layout de impressão (PaperSpace), como na Figura 4.

Figura 4 - Layout de impressão do AutoCAD (PaperSpace)

No desenho selecionei a área do modelo, dentro do layout de impressão (correspondente a área limitada pelo tracejado branco, com quatro quadrados azuis nos cantos, na Figura 4). Redimensionei essa área até que apareça apenas a parte do desenho que quero exportar para o Word, como apresentado na Figura 5.

Figura 5 - Redimensionando a área do modelo no layout de impressão

Em seguida digito o comando mspace. Isso torna possível selecionar apenas a parte do desenho que desejo exportar para o documento, exatamente na proporção da área de trabalho que fixoei anteriormente. Após ter selecionado a primeira planta baixa escolhi novamente a opção do menu Edit->Copy, como na Figura 6.

Figura 6 - Escolhendo a opção Copy, no menu Edit doAutoCAD, com a área do desenho já selecionada

Finalmente posso colar o resultado no Word, novamente utilizando o menu Editar-Colar especial...-> Imagem (Metarquivo do Windows), dessa vez sem a inconveniente área extra que ocorria antes. O resultado final pode ser visto na Figura 7.

Figura 7 - Resultado final da transferência do desenho para o MS Word

Com isso o desenho pode ser locado de maneira precisa no texto, sem exceder sua área útil e mantendo todos os detalhes do original no AutoCAD. Esse mesmo método foi testado com sucesso no MS Excel, MS PowerPoint e no OpenOffice. apresentando os mesmos resultados.


Nenhum comentário: