01 abril 2007

Parasitas de edificações

Nos últimos tempos a área útil dos imóveis vem diminuindo, principalmente dos apartamentos em prédios verticais. Para nós, brasileiros, isso é uma realidade nova mas para as pessoas dos países desenvolvidos, especialmente as que residem em grandes cidades dos Estados Unidos ou Europa, a falta de espaço e a sensação de claustrofobia nos pequenos apartamentos é antiga. Quem nunca assistiu a um filme ambientado em Nova Iorque, por exemplo, e percebeu que o protagonista mora num apartamento minúsculo (normalmente quarto e sala, às vezes, com banheiro próprio), mal iluminado, sujo e caindo aos pedaços?


Uma pessoa que parece ter vivido essa realidade é Stefan Eberstald, criador do projeto Convertible City e da Rucksack House, um módulo pré-fabricado que funciona como um parasita que amplia o espaço interno do apartamento hospedeiro. (a página oficial está em alemão, embora o link postado esteja traduzido para o inglês, com os cumprimentos do Google Tradutor). O criador enquadra sua obra como uma escultura, "entre a arte e a arquitetura".
Fica registrada a curiosidade, embora essa ignore completamente as normas de zoneamento, principalmente no que se refere à recuos e índices de aproveitamento.