17 março 2007

Proteja sua produção

Todos os profissionais relacionados com a indústria da construção geram uma enorme quantidade de documentos, os quais devem ser distribuídos para uma imensa quantidade de profissionais, e para o cliente final. Mas muito poucos se preocupam com a segurança de seus documentos, ao repassá-los à terceiros. Seja apenas um laudo técnico ou um projeto estrutural, a preocupação que seu trabalho seja alterado, adulterado, copiado, em fim, roubado não existe, apenas nos casos em que isso já tenha acontecido pois vale o velho ditado: só se tranca a porta depois de roubado.
Nesse ramo, como em todos as outras atividades humanas, existe tanto os profissionais éticos e honrados quanto os inescrupulosos que esperam apenas uma oportunidade para obter benefícios com o trabalho alheio. E, não se espantem, existem também a figura do clientes desonesto. Aquele que lhe pede uma proposta ou um estudo e, na maior inocência, você prepara seu trabalho, entrega para a apreciação do cliente para que este aprove e você dê continuidade e, sem mais nem menos, não dá mais noticías e, logo após, contrata aquele seu colega, mais barato, e lhe entrega de bandeja "aque estudo" que você criou mas que o tal cliente achou caro, mas interessante.
A grande maioria dos documentos técnicos gerados na Engenharia podem são textos, planilhas e desenhos técnicos (projetos). Textos e planilhas são, normalmente, gerados pelos programas que compõe o MS Office, nos formados DOC e XLS. E a maioria dos projetos são criados pelo AutoCAD.
As opções de segurança nativas do editor de textos Word e da planilha Excel são restritas a: Proteger o documento contra edição, podendo restringir o acesso por senha (Menu Ferramentas => Proteger documento...) ou criptografar e restringir o acesso ao documento (abertura e gravação) com o uso de senha e recomendar sua abertura apenas para leitura (Menu Ferramentas => Opções => Aba Segurança). Ambas as opções são apenas paliativas pois não impedem que seu conteúdo seja copiado e colado em um novo documento que não possua tais restrições. O formato de arquivos padrão do AutoCAD, DWG, não permite qualquer nível de segurança, embora dentro do AutoCAD existam algumas alternativas para restringir o acesso aos documentos, sejam elas: selecionar a opção de Plotar como arquivo (plot to file), o que gera um arquivo com extensão PLT que pode, apenas, ser impresso, mas não editado. Ou salvar o arquivo com a opção Publicar, gerando um arquivo com a extensão DWF, o qual pode ser compartilhado com outros usuários, apenas para visualização, (inclusive com o uso dos navegadores para Internet, sem a necessidade de se possuir o AutoCAD).
Como se vê, estamos muito mal servidos caso seja necessário impedir a alteração e cópia de documentos criados por nós. Mas nem tudo está perdido. Uma possibilidade viável para distribuição de documentos eletrônicos é o padrão PDF (Portable Document Format) criado pela Adobe para a distribuição de documentos eletrônicos entre plataformas diferentes (do Windows ou Linux até palmtops ou mesmo telefones celulares), sem que seja perdida a formatação original do documento. Embora o leitor de documentos PDF(Adobe Reader) seja gratuito, o programa responsável pela criação de tais documentos é pago, e caro (Adobe Acrobat).
Soluções gratuitas (freeware ou opensource) para criação de documentos PDF existem mas são limitadas, acrescentam propaganda indesejada nos documentos gerados ou não possuem as restrições de segurança disponíveis no Acrobat.
Uma das opções de programas que não sofre desses males é o Doro PDF Writer que, após instalado cria uma impressora virtual no Windows a qual pode ser escolhida, antes da impressão, e gera documentos PDF à partir de quaisquer aplicativos que tenham a capacidade de imprimir (inclusive o AutoCAD).


Seu funcionamento é extremamente simples, antes de imprimir selecione o como impressora e confirme a impressão. A janela do Doro PDF Writer será aberta. Na linha superior da janela confirme o local onde o documento PDF será arquivado e seu nome. Informações como autor, assunto e palavras chave podem ser editadas na aba Doro PDF WriterGeneral. Na aba Encryption marque a opção Use 128 bit encryption para ativar as restrições de segurança. Caso queira proibir a impressão e cópia do conteúdo adicione uma senha ao campo Master password for full control e desmarque as opções Allow 'copy and paste' e Allow printing e, caso queira que o documento seja aberto através de um senha, acrescente-a ao campo User password for limited accesss. Pronto, o documento gerado está protegido definitivamente e pronto para ser distribuído.

13 março 2007

Caixa de descarga ecologicamente correta


Para os ecologistas de plantão, que não se conformam com os desperdícios da sociedade moderna, já está a venda (pelo menos no exterior) a Sinkpositive (o nome sugere um trocadilho como "Pense positivo"). Uma tampa para caixa de descarga acoplada que utiliza a alimentação da caixa como lavatório, reabastecendo-a com a água servida, ao lavar as mãos. Também é uma ótima idéia para os banheiros, cada vez menores, dos apartamentos atuais. Salgado é o preço 99,00US$ ou pouco mais que 200,00R$, apenas para a tampa, sem contar com a bacia e a caixa acoplada.